terça-feira, setembro 23

lisérgico


São João em Cachoeira
Foto de Adenor Gondim


para Nono e Dita


indolor, na algazarra junina,
meu corpo arde na fogueira da festa:
sou a lenha, o fogo, fumaça,
cinzas e brasas...

é, agora, úmida pedra
o que era em chamas...
e logo sou doce líquido,
leite e o lodo do leito e rio...

gargalhando sou cachoeiras,
vertigem,
vida e morte.

faço-me em ondas, mar,
salgada espuma
e sou a areia da praia.

sou o barco,
a rede, o peixe, o pescador,
seu sonho e sua lanterna.

sou a palha do coqueiro,
sou fruto, vento
e a mulher que espera.

sou cisco nos olhos
e o olho que olha
pelo caleidoscópio.

sou o que canta
e o som de bilhões de bocas,
tantas famintas.

sou o beijo,
a cópula em milhões de alcovas,
o gozo, o fracasso.

indistinto de mim, sou quem, sereno,
me observa quando alado
transluzo-me celeste.

sou todo o espaço que há e tudo que o ocupa...
sou o infinito, o eterno, o onde não há o tempo.
sou planeta, estrelas, galáxias, Deus, O diabo.

sou um lisérgico passageiro nesta viagem mágica.




Fred Matos
Publicado em “Eu, Meu Outro”
Editora Poesia Diária
Maio/1999.

Nenhum comentário:

pesquisar nas horas e horas e meias