segunda-feira, outubro 6

o corte - João Augusto Sampaio


João Augusto Sampaio ©

ilustração: Van Gogh
Portrait of a Old Man with Beard, 1885


Cofio os fios da minha barba.
Cafunéio minha barba.
Converso com minha barba.

Somos um só,
eu e minha barba,
até justo antes do corte.

E assim ficamos,
dois em um,
enquanto o corte não vem.

Por não temermos o corte,
conversamos,
eu, minha barba, nós mesmos.

A questão do ser ou estar,
que só no português se impõe,
leva-me também às minhas unhas crescidas.

Sendo, ficando ou estando,
conversamos
eu, minha barba, minhas unhas.

Enquanto o corte não vem.


Salvador, 23.2.1999 AD
João Augusto Sampaio




Natural de Ipiaú, Bahia, João Augusto Sampaio, mora em Salvador. Nunca chega na hora marcada, apesar de ser engenheiro e poeta, ou talvez por isso mesmo. Participou com poemas no “Anuário 1997” do Grupo Cultural Pórtico e das Antologias Poéticas “Hermanos” e “Poesias de Brasil”, reunindo poetas brasileiros e cubanos.



Nenhum comentário:

pesquisar nas horas e horas e meias