segunda-feira, dezembro 15

clique - Catas Altas


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Catas Altas - MG
Foto: Fred Matos


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Matriz de Catas Altas, Minas Gerais, datada de 1712, é um dos mais importantes templos das cidades históricas do interior brasileiro. O prédio, cuja simplicidade é característica do Rococó Mineiro, apresenta paredes grossas em madeira, taipa e pedra, possui duas torres sineiras bulbáceas, que representam a influência da arquitetura moura. Na fachada há um óculo cruciforme, três portas externas almofadadas ficando sobre cada uma delas uma janela envidraçada.

Internamente é bastante rica em detalhes de talha branca e dourada e ornamentação em madeira crua. No altar-mor existem esculturas representando a Santíssima Trindade com uma grande variedade de anjos e querubins. No altar da direita encontra-se um púlpito em madeira talhada que é atribuído a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho  A parte plana do arco-cruzeiro esta dividida em quatro painéis, onde estão pintadas cenas bíblicas e, abaixo, duas portas que dão acesso às dependências interiores do templo.


2 comentários:

Ana disse...

Ola!
Desculpe a demora pra responder seu comentario.
Nossa finalmente um blog de um verdadeiro escritor hehe
Vou bucar pelos seus livros,gostaria muito de ler.
Pelo que entendi é poesias e eu gosto muito.
Obrigado por ter visitado meu blog
Um grande abraço

Fred Matos disse...

Não tem que se desculpar por nada. Tenho publicados dois livros de poesia e um de contos, mas acho que será difícil que você os encontre em livrarias.
Obrigado por vir, pela leitura e comentário.
Abraços

pesquisar nas horas e horas e meias