quinta-feira, janeiro 22

clique - congonhas e os profetas do aleijadinho


Fotos: Fred Matos


Situada a cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas se característica pela riqueza remanescente do período barroco e do estilo rococó deixado por diversos artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e de pintores como Manuel Athaíde.
No Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, inspirado em santuários portugueses, enconta-se com uma das obras mais festejadas de Aleijadinho, os doze profetas esculpidos em pedra sabão e as seis capelas com os passos da paixão, o que torna a cidade um dos principais pólos turísticos do Estado de Minas Gerais.
Além do Santuário outras igrejas de destaque na cidade são a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Matriz de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e de Nossa Senhora da Ajuda e a de Nossa Senhora da Soledade.
A principal festividade religiosa é a do Jubileu do Senhor Bom Jesus, que se realiza entre os dias 7 e 14 de setembro.
Como parte do “Programa Monumenta”, o Ministério da Cultura aprovou a construção do primeiro museu moderno com dependências subterrâneas de Minas Gerais. O Museu de Congonhas deverá abrigar os 12 profetas de Aleijadinho. No adro da basílica serão colocadas réplicas das esculturas. Sua área corresponde a 3.680 metros quadrados, contendo parte de sua estrutura localizada no subsolo do Hotel Colonial. A praça da Basílica também deverá ser duplicada.
 









2 comentários:

On The Rocks disse...

rapaz,

sou um viajante frustrado por não conhecer o interior de minas geraes.

sei que há tempo dessa frustração passar. e não vai demorar.

abs

fred disse...

Eu tive sorte, Tarcísio, que o destino tenha me levado a viver 4 anos em Minas. Conheci muitos lugares fantásticos, entre os quais destaco Tiradentes, Diamantina, Catas Altas, Sabará, Mariana e Ouro Preto. Outros tantos ficaram para conhecer depois, mas, mais uma vez por motivo profissional, tive que vir para Maceió. Mas, sim, vale muito a pena conhecer os caminhos de Minas.
Grande abraço.

pesquisar nas horas e horas e meias