domingo, setembro 28

lero-lero (quatro)



Ilustração: Paul Newman e Liz Taylor
Em “Gata em teto de zinco quente”


Como já faz muito tempo que o Senhor do Bonfim pendurou as chuteiras, e os Orixás decidiram em assembléia-geral que há assuntos mais importantes necessitando de intervenção extra-terrena, o Bahia, jogando ontem à tarde em Florianópolis, levou uma cacetada e está cada dia mais distante do grupo dos quatro primeiros que disputarão a primeira divisão em 2009. Há pessoas que atribuem a má-sorte da equipe ao acúmulo de promessas não cumpridas, mas este time é muito fraco mesmo, nem macumba, nem reza braba resolvem problemas de incompetência. Agora, faltando dez rodadas para o final do campeonato, o Bahia está 9 pontos atrás do quarto colocado. Possibilidades matemáticas existem, mas a matemática é uma ciência exata e o futebol não presta tributo à régua e ao compasso. Além disso, os próximos adversários são: o ABC lá em Natal, o Vila-Nova e o Corinthians -- os dois melhores do campeonato -- em Feira de Santana. Se há milagre a ser feito precisa ser agora ganhando nove pontos dificílimos. Eu continua torcendo, mas não acendo vela.

Em Cingapura, na primeira corrida noturna da Formula 1, a Ferrari protagonizou outra lambança graças à qual Felipe Massa, que tinha tudo para vencer e assumir a liderança do campeonato, terminou na décima terceira posição, enquanto Lewis Hamilton marcou 6 pontos chegando em terceiro, aumentando para sete a vantagem. Não foi a primeira vez este sistema, criado para substitui o homem do lollipop (que Galvão Bueno -- e sua turma -- chama de homem do pirulito, que dá indicação ao piloto na frente do carro, quando o reabastecimento está concluído) atesta que nem sempre as novas tecnologias são superiores aos mecanismos mais simples. Já havia acontecido com Raikkonen, acho que na corrida da Espanha, mas, desta vez, o prejuízo foi maior: além do tempo parado para retirar a mangueira, Felipe foi punido com um passeio a 80 quilômetros por hora na área dos boxes. Faltam três corridas (Japão, China e Brasil) e basta a Hamilton chegar em segundo lugar nas três para vencer o campeonato deste ano. Quem ganhou a corrida foi Fernando Alonso, da Renault.

Esportes à parte, mas nem tanto, porque Paul Newman era apaixonado pelo automobilismo, lamento o falecimento, ontem, vítima de câncer de pulmão, aos 83 anos, do grande ator e ser humano. Paul Leonard Newman nasceu no subúrbio de Cleveland, em Shaker Heights, Ohio, em 26 de janeiro de 1925. Iniciou a carreira artística no Broadway Theater com a peça “Picnic” de William Inge.

O primeiro contato de Newman com o mundo artístico veio apenas na universidade. Ele estudou artes em Yale. Após sair da faculdade, se formou em outro curso para teatro. Sua estréia no cinema foi, em 1954, com o filme “The Silver Chalice“, mas o primeiro papel de destaque aconteceu dois anos depois com o longa-metragem “Marcado pela Sarjeta“.

Quatro anos após a estréia foi indicado pela primeira vez ao Oscar graças à atuação em “Gata em Teto de Zinco Quente“, não venceu. Preterido outras cinco vezes, venceu uma vez, com o papel de Eddy, um jogador de bilhar profissional em “A Cor do Dinheiro“, de Martin Scorsese. Recebeu também um Oscar por Conjunto da Obra.

Além de grande ator, Newman teve sucesso também como diretor e produtor. Nestes cargos, ele participou de nove filmes. Em 1968, foi premiado com um Globo de Ouro por sua direção no filme “Rachel, Rachel“, obra que concorreu ao Oscar de Melhor Filme do ano.

Para completar a lista de atuações, o ator trabalhou também com dublagem, dando voz a Doc Hudson no longa-metragem Carros, da Disney.

Quando saía da frente das câmeras, em sua vida pessoal, ele era um apaixonado por automóveis e velocidade. Começou a participar de corridas profissionais em 1972 e, em 1979, ficou em segundo lugar na 24 Horas de Le Mans.

Além disso, Newman também conquistou vitórias em categorias americanas como a classe D-Production da SCCA em 1976, a C-Production em 1979 e o bicampeonato da GT1 em 1985 e 1986.
Em 1978 criou a equipe Newman Racing para competir na Can-Am e cinco anos depois se juntou com Carl Haas para criar a Newman-Haas, que venceu oito campeonatos da Fórmula Indy e da Champ Car.

Bom domingo, galera.

Nenhum comentário:

pesquisar nas horas e horas e meias