É devida a explicação: Quando lancei o livro “Eu, Meu Outro”, em 1999, o meu amigo Goulart Gomes não havia ainda cunhado a expressão poetrix para referir-se a tercetos que os puristas não gostam que sejam chamados haicais por usarem metáforas, não observarem a obrigatoriedade do kigô e outras questiúnculas que dividem os especialistas na matéria. Como eu não estava disposto a discutir se eram ou não haicais os meus tercetos, usei o nome micrograma, que havia sido inventado pelo grande poeta equatoriano Jorge Carrera Andrade, nos anos vinte do século passado. Eu postei, com esta explicação, em 28 de novembro os microgramas publicados no “Eu, Meu Outro”, no seguinte link. http://eumeuoutro.blogspot.com/2008/11/microgramas.html
No caso deste, que é inédito em livro, não posso chamá-lo haicai porque tem uma metáfora: “a das cigarras despertando a noite” e não usei simplesmente poetrix porque este terceto não tem título.
10 comentários:
Gosto tanto de haikus.
que céu lindo!!!
bjosss...
Muito legal texto e imagem, mas confesso que fiquei confusa com a relação "título X texto"...
Beijos e bom final de semana!
ó. adoro isso tudo natureza.
foto e texto.. ótimos.
gosto desses posts curtos e tão significativos.-
bjo
Obrigado, Helena.
Beijos
Foi em Porto Seguro, no pôr-do-sol
Obrigado, Nanda.
Saara,
É devida a explicação:
Quando lancei o livro “Eu, Meu Outro”, em 1999, o meu amigo Goulart Gomes não havia ainda cunhado a expressão poetrix para referir-se a tercetos que os puristas não gostam que sejam chamados haicais por usarem metáforas, não observarem a obrigatoriedade do kigô e outras questiúnculas que dividem os especialistas na matéria.
Como eu não estava disposto a discutir se eram ou não haicais os meus tercetos, usei o nome micrograma, que havia sido inventado pelo grande poeta equatoriano Jorge Carrera Andrade, nos anos vinte do século passado.
Eu postei, com esta explicação, em 28 de novembro os microgramas publicados no “Eu, Meu Outro”, no seguinte link.
http://eumeuoutro.blogspot.com/2008/11/microgramas.html
No caso deste, que é inédito em livro, não posso chamá-lo haicai porque tem uma metáfora: “a das cigarras despertando a noite” e não usei simplesmente poetrix porque este terceto não tem título.
Ótimo fim de semana pra você também.
Beijos
Agradeço-lhe a vinda, leitura e comentário, Gabi.
Beijos
Obrigado, Luísa.
Beijos.
Postar um comentário