Foto: Fred Matos
Tiradentes surgiu com a corrida do ouro no século XVIII, fundada por bandeirantes paulistas, que descobriram filões de ouro nas encostas da Serra de São José.
Em 1702 o arraial recebeu o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O ouro abundante financiou a construção de um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade setecentista que permaneceu escondida durante muito tempo.
Para a construção de igrejas, capelas, prédios públicos e particulares foram contratados os maiores mestres da época, entre o quais Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho , responsável pela arquitetura da fachada da Matriz de Santo Antônio, o último projeto executado pelo artista, em 1810.
No início do século XIX com as minas de ouro exauridas a decadência econômica -- fator que hoje se considera fundamental para a preservação de seu acervo arquitetônico -- foi inevitável e a vila perdeu importância política, a população declinou e outras vilas desmembraram-se da Vila de São José Del Rey, nome que recebeu em 1718, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal.
Com o advento da República e o esforço para apagar lembranças dos tempos imperiais, o nome foi mudado para Tiradentes.
A situação começou a mudar depois que foi visitada em 1924 por um grupo de intelectuais, participantes da Semana de Arte Moderna de 1922, que, encantados pelo seu conjunto arquitetônico e artístico patrocinaram o tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional, que viria acontecer em 1938.
Atualmente Tiradentes é uma das cidades históricas com maior vocação turística de Minas Gerais e do Brasil.
3 comentários:
Fred, gostei dos ppoemas que li no teu blog.
Leia o meu blog e me diga tua impressão. Se quiser, me mande email, poderiamos trocar impressoes e idéias.
abraço!!
jchadan@hotmail.com
Visitarei seu blog sim, José, talvez ainda hoje.
Agradeço-lhe a visita, leitura e comentário.
Grande abraço
oi Fred, atualizei meu blog.
quando tiver tempo veja: www.pistosdarazao.blogspot.com
Fique com Deus,
José Chadan
Postar um comentário