quinta-feira, janeiro 29

clique - coretos - primeira parte


Catas Altas (MG) - Foto: Fred Matos

Jardim Zoológico de Buenos Aires - Foto: Fred Matos

Praça da Liberdade - Belo Horizonte (MG) - Foto: Fred Matos


Parque da Cidade - Belo Horizonte (MG) - Foto: Fred Matos


Barão de Cocais (MG) - Foto: Fred Matos


Aos leitores mais novos, informo que o coreto é uma área coberta, situada em praças, parques, jardins, cuja função é a de um palco ao ar livre. Quando eu era criança, e isso já faz muito tempo, os coretos eram, desculpem a analogia, os umbigos das cidades, sobretudo das pequenas cidades, e neles se realizavam apresentações das filarmônicas, corais, e, como não poderia deixar de ser, comícios políticos. Existem coretos bonitos e feios, redondos (a maior parte dos que conheço), quadrados, pequenos, grandes etc... Eu gosto de coretos e tenho uma coleção de fotos de coretos. Lamentável é que já não sejam utilizados como antigamente. De toda a minha coleção o único coreto que tive a felicidade de fotografar sendo utilizado foi o de Santiago do Chile.

6 comentários:

sonia regina disse...

analogia perfeita. sim, eram isso: umbigos das cidades!

lindas fotos, parabéns.

Fred Matos disse...

Obrigado, Sonia.
Beijo

Marta Bass disse...

Fred:
Visito tu blog pues tu dejaste en el mío unas palabras. Y... Oh sorpresa encuentro lo que en portugues dicen coretos, en español decimos glorietas. Siempre soñé que iba a construir una en algún lugar, hasta hice un diseño para poner en un apartamento que tenía.
En muchas partes del mundo se usan además para tomar el te o encontrarse con amigos al abrigo del sol.
Hace poco estuve en Mexico en un hotel en Playa del Carmen y todas las noches nos sentábamos con mi marido a escuchar los Mariachis en una de ellas, pondré una foto en mi blog para que puedas si quieres tomarla para tu colección.
Un abrazo Marta

Fred Matos disse...

Obrigado, Marta.
Já estive no seu blog e copiei as fotos.
É um belíssimo coreto.
Obrigado.
Beijos

Unknown disse...

Oi,meu nome é luiz,já morei em BH ,gostei das fotos dos coretos,eu já vi o coreto da pça da liberdade sendo usado oficialmente,e exta oficialmente por mim e duas namoradas que tive,namorar e tomar vinho ali,que delícia! saudades daquele tempo!!! mas existe alguma págína só com coretos? olha o daqui da cidade de moreno em PE é pequeno e bonito.

Fred Matos disse...

Um blog só de coretos, Luiz? Não, eu não conheço, mas deve existir.
Agradeço-lhe pela visita e comentário.
Ótima semana.
Abraços

pesquisar nas horas e horas e meias