sexta-feira, dezembro 12

clique - Tiradentes



Foto: Fred Matos

Chafariz de São José - Tiradentes - MG


     Segundo pesquisa de Olinto Rodrigues dos Santos Filho, do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, “o Chafariz de São José, foi construído em 1749 pela Câmara para o abastecimento d’água da Vila de São José.  É uma peça do tipo pariental que lembra uma fachada de igreja, sendo constituída por duas pilastras laterais ornamentadas com vastas volutas e guirlandas de flores de cantaria. O coroamento é feito por um frontão curvo encimado por cruz, com pináculos sobre as pilastras. A parede em alvenaria de pedra abre-se no centro em nicho que guarda a imagem de São José de Botas. Logo abaixo estão colocadas três carrancas com bicas de bronze, donde verte a água a um tanque com paredes sinuosas. No meio do frontão, em pedra talhada, aparece o brasão d’armas do reino de Portugal.

     A parte fronteira do Chafariz é circundada por muretas de cantaria que formam um pátio interiormente rodeado de bancos. Nas laterais um bebedouro de animais e duas bicas com tanque para lavadeiras.

      A água canalizada em aqueduto de granito lavrado vem desde o local denominado Mãe D’Água, no sopé da serra, um belo bosque.”


Um comentário:

CLAUDIA disse...

Amo arquitetura colonial! Parabéns, seu artigo me mostrou o quanto eram sábios os construtores do brasil Colonial.

pesquisar nas horas e horas e meias